Templo Caboclo Pantera Negra

O que é Àràbà?

Muitas pessoas têm me indagado sobre o significado da palavra Àràbà, já que uso muito esse termo e, às vezes, me esqueço de explicar.

 

Bem, a palavra Àràbà designa uma árvore, cujo nome científico é “Ceiba pentandra”, conhecida no Brasil como Mafumeira, Samaúma, entre outros. É típica das Américas Central e do Sul e parte da África Ocidental.

 

Em sua fase adulta pode atingir 80 metros, sendo que seu tronco alcança 03 metros de diâmetro, possuindo grande copa e, por isso, produz muita sombra.

 

Na Religião Tradicional Yorùbá o vocábulo Àràbà se refere ao líder de uma comunidade formada pelos seguidores do culto de Ifá, especialmente os Babaláwo, de uma cidade. Assim, todas essas comunidades possuem um Àràbà que os lidera e os representa. Ele é escolhido pela comunidade e, normalmente, essa escolha recai não somente sobre o mais velho e experiente Sacerdote, mas sobre o mais capacitado para conduzi-la ao sucesso. Dessa forma, não é possível ser Àràbà se não for por escolha direta de seus futuros liderados.

 

Assim como “Àràbà-árvore” produz muita sombra e protege todos aqueles que estão sob sua copa, o “Àràbà-Sacerdote de Ifá” deve colocar sob sua proteção a comunidade, dando-lhes condições a terem uma vida mais adequada.

 

Quando da morte de um Àràbà o conselho de Babaláwo se reúne para fazer a escolha de um novo. Em primeiro lugar se ouvirá o Babaláwo mais velho, para ver sua opinião e se ele possui alguma indicação ou se ele mesmo não deseja ser o novo Àràbà. É comum indicar-se o filho mais velho, desde que este seja Babaláwo, do Àràbà falecido, mas não é uma regra absoluta. Depois da indicação um dos Babaláwo do conselho fará a divinação para saber se Ifá aprova ou não a escolha do novo Àràbà. Havendo a concordância, marca-se a data para a cerimônia de posse. Se não houve faz-se um novo escrutínio. O Rei da cidade é quem preside a cerimônia de posse, auxiliado pelas autoridades locais, especialmente os dirigentes da Sociedade Ògbóni.

 

Existe, na Religião Tradicional Yorùbá, a figura do Àràbà dos Àràbás, chamado de Àràbà Agbáyé, função exercida atualmente pelo Oloyé Àdìsá Mọkọranwalé Awóreni Awóyẹmí, da cidade de Ilé-Ifẹ̀, Estado de Ọ̀ṣun, Nigéria, cuja fotografia ilustra essa postagem.

 

Como se pôde verificar neste texto não é possível existir um Àràbà sem que este seja escolhido por um conselho de Babaláwo, que ficará sob sua administração.

Referências

Na foto, Bàbá Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀, Àràbà da cidade de ìjàgbó, estado de Kwàrà na Nigéria.

Veja também

A iniciação da mulher em Ifá e o posto de Iyánifá

O envolvimento da mulher na adivinhação de Ifá está explícito no “corpus...

Saiba mais

Fora da Tradição não há Iniciação

Meus amigos,   Ando com o meu pavio cada vez mais curto. Quanto mais bestei...

Saiba mais
Mais artigos publicados em cultura yorùbá / Ifá
Estamos na:
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Saiba como chegar pelo transporte público:
Estação Santana Estação Jardim São Paulo Estação Tucuruvi