Templo Caboclo Pantera Negra

Entendendo a espiritualidade

Valorizamos o conhecimento transmitido de maneira oral e cotidiana, por isso organizamos encontros às 17h30 antes da nossa sessão de umbanda. Nessas ocasiões, promovemos perguntas e debates para que o Bàbá Mário possa compartilhar sua visão e experiência sobre os temas abordados. Ele é um especialista e mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP, o que lhe confere uma sólida formação teórica e prática em diversas culturas e tradições espirituais.


Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.

Defendemos a visão yorùbá (iorubá) de que um dos princípios éticos fundamentais para uma vida próspera e para um bom contato espiritual é o conceito de comunidade e união (ẹgbẹ́). Por isso, mesmo que essas aulas sejam restritas aos membros do terreiro, decidimos gravá-las e disponibilizá-las em nosso canal do YouTube, para que todos possam aprender e para ajudar aqueles que não têm condições de nos visitar pessoalmente. Se você tiver disponibilidade, sinta-se à vontade para participar de nosso bate-papo, que começa mais cedo. Será uma honra contar com sua presença!

Como são as nossas giras

Como são as nossas giras

Como um terreiro de umbanda omolokô tradicional, o Guia-Chefe da casa é quem lidera o trabalho espiritual. A gira começa às 19h com o canto de pontos de umbanda para invocar a presença do Caboclo Pantera Negra. Assim que ele chega em terra, nós o cumprimentamos e ele é quem determina a linha a ser trabalhada naquela ocasião. Pode ser uma gira homogênea ou ele pode solicitar que os filhos incorporem entidades específicas ao longo do trabalho, o que se assemelha bastante com a macumba carioca - um culto anterior à Umbanda conhecida, e do qual o Sr. Pantera Negra fazia parte.

Principais dúvidas sobre o templo

Preciso apresentar comprovante de vacinação de covid-19 para entrar no terreiro?

Sim, é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação de covid-19 (impresso ou digital), com no mínimo 02 (duas) doses.

Tem algum tipo de roupa que seja proibido vestir para visitar o terreiro?

Sim, é proibida a entrada e permanência de pessoas com roupas pretas, bem como de roupas curtas e/ou decotadas.

Que horas começa a gira?

Nossas giras começam às 19h00. Mas antes disso, sempre temos uma palestra. Confira abaixo a programação completa:

17H00: abertura dos portões;
17H30: palestra;
19H00: gira.

Paga para entrar e participar da gira?

Não, a entrada é gratuita. No entanto, pedimos 1kg de alimento não perecível. Toda doação arrecadada é revertida para a Reserva Indígena Tekoa Itakupe, da etnia Guarani Mbya, localizada na região do Pico do Jaraguá, aqui em São Paulo.

Qual a quantidade de pessoas que cabem no terreiro?

Nossa capacidade de lotação é de até 60 lugares.

Veja também

O sacerdote

Awo Oníwindé Ifágbèmí Ifáṣọlá Ifárinú

O dirigente do Templo Espiritual Pantera Negra, awo Oníwindé Ifágbèmí Ifáṣọlá Ifárinú cujo nome civil é Mário A. Silva Filho, é um pesquisador, possuindo Mestrado...

Saiba mais

O guia-chefe

Caboclo Pantera Negra

O Caboclo Pantera Negra se tornou o Guia Chefe do Templo Espiritual que leva o seu nome antes mesmo dele (o Templo) existir de fato....

Saiba mais

Tradições

Estamos na:
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Saiba como chegar pelo transporte público:
Estação Santana Estação Jardim São Paulo Estação Tucuruvi