
Prezamos o conhecimento transmitido de forma oral e cotidiana, então promovemos encontros que ocorrem as 17h30 antes da nossa gira de umbanda. Promovemos perguntas e formamos discussões para que o Bàbá Mário dê sua visão e experiência sobre os temas abordados visto que ele é Especialista e Mestre em Ciência da Religião (PUC/SP), portanto, possui uma excelente base teórica e prática sobre diversas culturas e tradições espirituais.
Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.
Defendemos a visão yorùbá (iorubá) que o um dos princípios éticos para uma vida próspera e o bom contato espiritual, consiste no conceito de comunidade e de união (ẹgbẹ́), portanto, por mais que essas eram as aulas internas e fechadas para os membros do terreiro, nós decidimos grava-las e disponibilizar em nosso canal do youtube para que pudessemos todos aprender e auxiliar aqueles que não possuem condições de virem nos conhecer pessoalmente. Caso você tenha disponibilidade, chegue mais cedo e participe de nosso bate-papo. Será uma honra!
Como um tradicional terreiro de umbanda omolokô, quem comanda o trabalho espiritual é o Guia-Chefe da casa, portanto, as 19h começa a gira cantando pontos de umbanda para a vinda do Caboclo Pantera Negra. Assim que o mesmo chega em terra, nós os cumprimentamos e ele quem dita a linha a ser trabalhada naquela ocasião podendo ser tanto uma gira homogênia quanto solicitar que os filhos incorporem entidades específicas ao longo do trabalho se assemelhando bastante com a macumba carioca, um culto anterior a conhecida Umbanda e que o Sr. Pantera Negra fazia parte.
O dirigente do Templo Espiritual Pantera Negra, awo Oníwindé Ifáṣọlá Ifárinú Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ cujo nome civil é Mário A. Silva Filho, é um pesquisador, possuindo...
Saiba maisO Caboclo Pantera Negra se tornou o Guia Chefe do Templo Espiritual que leva o seu nome antes mesmo dele (o Templo) existir de fato....
Saiba maisÉ um compêndio de conhecimentos sociais, econômicos, políticos e religiosos de um povo, dentre os vários que existiram e existem na Nigéria e países vizinhos, mesmo antes da existência geopolítica do país Nigéria. Os yorùbá creem em Olódùmarè como Deus único, em Ọ̀rúnmìlà e outros Òrìṣà como transmissores da Sua palavra, com o objetivo de proporcionar, por meio do autoconhecimento, a melhora do comportamento e das atitudes humanas, apurando as regras de boa convivência.
Saiba maisQuero destacar, inicialmente, que a Kimbanda (ou a palavra em português Quimbanda) não tem nada a ver com os demônios da Goécia, “Magia Negra”, ou qualquer coisa nesse sentido, nem mesmo o trabalho exclusivo com Exus e/ou Pombagiras. Esse entendimento também é errôneo!
Saiba maisPodemos afirmar, então, que o nome Omolokô define um culto originário do Rio de Janeiro com práticas rituais e de culto aos Orixás, Bacuros/Inkices ou Voduns e que possui, também, culto aos Caboclos, Pretos-velhos, Exus e demais Entidades Espirituais da Umbanda em geral e outras entidades encontradas no Catimbó-Jurema, Toré, Babaçuê, Tambor de Mina etc.
Saiba mais