Valorizamos o conhecimento transmitido de maneira oral e cotidiana, por isso organizamos encontros às 17h30 antes da nossa sessão de umbanda. Nessas ocasiões, promovemos perguntas e debates para que o Bàbá Mário possa compartilhar sua visão e experiência sobre os temas abordados. Ele é um especialista e mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP, o que lhe confere uma sólida formação teórica e prática em diversas culturas e tradições espirituais.
Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.
Defendemos a visão yorùbá (iorubá) de que um dos princípios éticos fundamentais para uma vida próspera e para um bom contato espiritual é o conceito de comunidade e união (ẹgbẹ́). Por isso, mesmo que essas aulas sejam restritas aos membros do terreiro, decidimos gravá-las e disponibilizá-las em nosso canal do YouTube, para que todos possam aprender e para ajudar aqueles que não têm condições de nos visitar pessoalmente. Se você tiver disponibilidade, sinta-se à vontade para participar de nosso bate-papo, que começa mais cedo. Será uma honra contar com sua presença!
Como um terreiro de umbanda omolokô tradicional, o Guia-Chefe da casa é quem lidera o trabalho espiritual. A gira começa às 19h com o canto de pontos de umbanda para invocar a presença do Caboclo Pantera Negra. Assim que ele chega em terra, nós o cumprimentamos e ele é quem determina a linha a ser trabalhada naquela ocasião. Pode ser uma gira homogênea ou ele pode solicitar que os filhos incorporem entidades específicas ao longo do trabalho, o que se assemelha bastante com a macumba carioca - um culto anterior à Umbanda conhecida, e do qual o Sr. Pantera Negra fazia parte.
Sim, é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação de covid-19 (impresso ou digital), com no mínimo 02 (duas) doses.
Tem algum tipo de roupa que seja proibido vestir para visitar o terreiro?Sim, é proibida a entrada e permanência de pessoas com roupas pretas, bem como de roupas curtas e/ou decotadas.
Que horas começa a gira?
Nossas giras começam às 19h00. Mas antes disso, sempre temos uma palestra. Confira abaixo a programação completa:
17H00: abertura dos portões;
17H30: palestra;
19H00: gira.
Não, a entrada é gratuita. No entanto, pedimos 1kg de alimento não perecível. Toda doação arrecadada é revertida para a Reserva Indígena Tekoa Itakupe, da etnia Guarani Mbya, localizada na região do Pico do Jaraguá, aqui em São Paulo.
Qual a quantidade de pessoas que cabem no terreiro?Nossa capacidade de lotação é de até 60 lugares.
O dirigente do Templo Espiritual Pantera Negra, awo Oníwindé Ifágbèmí Ifáṣọlá Ifárinú cujo nome civil é Mário A. Silva Filho, é um pesquisador, possuindo Mestrado...
Saiba maisO Caboclo Pantera Negra se tornou o Guia Chefe do Templo Espiritual que leva o seu nome antes mesmo dele (o Templo) existir de fato....
Saiba maisÉ um compêndio de conhecimentos sociais, econômicos, políticos e religiosos de um povo, dentre os vários que existiram e existem na Nigéria e países vizinhos, mesmo antes da existência geopolítica do país Nigéria. Os yorùbá creem em Olódùmarè como Deus único, em Ọ̀rúnmìlà e outros Òrìṣà como transmissores da Sua palavra, com o objetivo de proporcionar, por meio do autoconhecimento, a melhora do comportamento e das atitudes humanas, apurando as regras de boa convivência.
Saiba maisQuero destacar, inicialmente, que a Kimbanda (ou a palavra em português Quimbanda) não tem nada a ver com os demônios da Goécia, “Magia Negra”, ou qualquer coisa nesse sentido, nem mesmo o trabalho exclusivo com Exus e/ou Pombagiras. Esse entendimento também é errôneo!
Saiba maisPodemos afirmar, então, que o nome Omolokô define um culto originário do Rio de Janeiro com práticas rituais e de culto aos Orixás, Bacuros/Inkices ou Voduns e que possui, também, culto aos Caboclos, Pretos-velhos, Exus e demais Entidades Espirituais da Umbanda em geral e outras entidades encontradas no Catimbó-Jurema, Toré, Babaçuê, Tambor de Mina etc.
Saiba mais