Templo Caboclo Pantera Negra

A iniciação da mulher em Ifá e o posto de Iyánifá

Por Mario Filho

 

O envolvimento da mulher na adivinhação de Ifá está explícito no “corpus” sagrado de Ifá, que é o depositário do sistema Yoruba de pensamento.

 

O lugar da mulher na religião Yoruba em geral e na prática de Ifá em particular é significante. Na verdade, as mulheres são guardiãs das tradições na Religião Tradicional Yoruba, bem como servem como Sacerdotisas de Ifá, as chamadas Iyánifá (que não devem ser confundidas com as Apetebii, as esposas dos Babaláwo, que são consagradas para auxiliá-lo em suas funções sacerdotais).

 

De fato, a visão de mundo que possuem os Yoruba dá preferência ao equilíbrio de gênero, que compele que o devido reconhecimento de sua atuação sacerdotal seja dado às mulheres e isso é exemplificado no papel que elas desempenham no culto a Ifá. Exemplo disso é o que está registrado no Odu Ejiogbe, onde lemos:

Arowo d’ifa
Awo ‘le jegbe
Agbagiwo nii s’oluwo
Isalu orun
Ifa pe ‘wo Orunmila
N’ijo ti n t’orun bo w’aye
Won ni yio ni obinrin
Won ni obinrin na yio bimo
Meji loojo
Gege bi oro ifa
Orunmila n’iyawo
O loyun, o si bi b’eji
Oka j’okunrin, okan j’obinrin
Lati kekere ni awon mejeeji
Ti n wo baba won bo ti ngbe ‘wo ifa
Bi okunrin ti mo ‘fa i da
Ni obinrin naa mo; fa ida
Nigbati awon omo eniyan
De isalaye awon awo
Ni iwo awawonlaseri
Omo re o k’ifa
O dahun o ni obinrin ni
Won ni ko leewo
Sebi akobi Orunmila
Naa t’o je obinrin ti k’ifa
Lati igba yi l’obinrin
Ti n k’ifa
Won n yan ebo
Won si n j’ewe ifa fun won.

 

Tradução
Arowo consultou Ifá
O segredo da casa de Jegbe
É Agbagiwo que é o chefe dos Sacerdotes de Ifá
Na morada celestial
Ifa diz: “Olhe para Orunmila”
O dia em que ele foi do céu para a terra
Disseram-lhe que ele casaria com uma mulher
Disseram-lhe que ela lhe daria filhos
Duas crianças em um dia
Conforme Ifa anunciara
Orunmila possui uma esposa
Ela engravidou e teve gêmeos
Um menino e uma menina
Desde tenra idade, ambos
Viam seu pai praticar a divinação
Assim como o homem podia divinar
Também podia a mulher
Quando os seres humanos
Vêm à terra para viver
Os divinadores disseram
“Você, Awawonlaseri,
Sua filha não pratica Ifá?”
Ele responde: “ela é mulher”
Eles lhe disseram: “isso não é uma proibição” [ewo]
Desde que o primogênito de Orunmila
Que é mulher, estudou Ifá
A partir de então, a mulher
Estuda Ifá
Eles prescreveram o sacrifício
E elas foram iniciadas para Ifá

 

Referências

Itan recolhido pela Profª. Drª. Oyeronke Olajubu, recitado pelo Oluwo Ifayemi Elebuibon em 20 de abril de 1994, o qual pode ser visto na obra: Olajubu, Oyeronke. Women in the Yoruba Religion Sphere. Albany: State University of New York, 2003, pp. 116-118.

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