Templo Caboclo Pantera Negra

Não escreva mais a palavra Axé de forma errada!

Há uma grande dificuldade dos brasileiros em usar a língua Yorùbá corretamente. Um dos exemplos é o emprego da palavra Axé, cuja grafia correta em Yorùbá é Àṣẹ.

 

Axé já faz parte do léxico da língua portuguesa e assim ela deveria ser escrita pelas pessoas que não conseguem escrevê-la corretamente em Yorùbá. Segundo o dicionário “Priberam”, Axé quer dizer “energia vital de cada ser, força, energia sagrada de cada Orixá, conjunto de objetos onde essa força reside, casa de culto do Candomblé; expressão usada para se desejar felicidade” etc; já o dicionário “Michaelis” traz: “cada um dos objetos sagrados do orixá (pedras, ferros, recipientes etc.) que ficam no peji das casas de candomblé; alicerce mágico da casa do candomblé; boa sorte! felicidades!”; o dicionário “Aurélio” traz as mesmas significações.

 

Tentando usar a palavra Axé em sua grafia Yorùbá muitos a escrevem erroneamente, por desconhecerem as diferenças gráficas dessa língua, que é tonal, e cada uma de suas grafias tem significado diferente.

 

Assim temos visto escreverem Axé das seguintes formas, cujos significados são totalmente diversos da palavra Àṣẹ (lei, ordem, instrução, comando, força, poder):

 

Se você não sabe escrever Àṣẹ, escreva Axé e estará tudo bem!!

 

Veja também

A iniciação da mulher em Ifá e o posto de Iyánifá

O envolvimento da mulher na adivinhação de Ifá está explícito no “corpus...

Saiba mais

Fora da Tradição não há Iniciação

Meus amigos,   Ando com o meu pavio cada vez mais curto. Quanto mais bestei...

Saiba mais
Mais artigos publicados em cultura yorùbá / Ifá
Estamos na:
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Saiba como chegar pelo transporte público:
Estação Santana Estação Jardim São Paulo Estação Tucuruvi