Templo Caboclo Pantera Negra

Saudação ao Òrìṣà Ṣàngó (Orixá Xangô)

Como se sabe a língua falada pelos Yorùbá é permeada de metaplasmos (designação comum aos fenômenos linguísticos que acrescentam, suprimem, permutam ou transpõem fonemas nas palavras1

 

O conhecimento destes metaplasmos, especialmente os metaplasmos de subtração, é essencial para compreendermos a língua Yorùbá. Por não haver conhecimento suficiente da língua e nem dos metaplasmos é comum haver enganos nas traduções de algumas saudações aos Àwọn Òrìṣà (Orixás) do Yorùbá ao português. Não sou especialista na língua Yorùbá, mas quero contribuir para o entendimento de uma das principais saudações feitas ao Òrìṣà Ṣàngó.

 

Káwó Kábíẹ̀sí Ilẹ̀ ou Káwó Kábíẹ̀sílẹ̀ (pronúncia em português: Caô, Cabiécilé). No Brasil se costuma traduzir como “boas vindas (saudações) ao rei da Terra”. Entretanto, segundo a etimologia Yorùbá temos o seguinte:

 

 

Ká: ler, conhecer, saber, ter ciência;

bí: nascer, gerar;

èsì: resposta;

nílẹ̀: na Terra.

 

Assim, pode-se traduzir “Kábíẹ̀sílẹ” como “aquele que sabe a resposta para todas as perguntas antes delas existirem na face da Terra”. Isso significa que Ṣàngó, como Ọba (Aláàfin – Rei) de Ọ̀yọ́, tem absoluta autoridade sobre todos. Então, seguindo o que foi traduzido temos que o significado pode ser: “admirem e contemplem aquele que sabe a resposta para todas as perguntas antes mesmo delas existirem na face da Terra”.

 

Não podemos nos esquecer da importância que Ṣàngó (Xangô) possui para os Yorùbá, como vemos em alguns provérbios em que ele é citado:

 

Oní Ṣàngó tó jó tí kò gbọn yẹ̀rì: àbùkù-u Ṣàngó kọ́; àbùkù ara ẹ̀ ni.

Tradução: Seguidores de Ṣàngó usam saiote; uma boa dança em homenagem a Ṣàngó balança o saiote. Um seguidor de Ṣàngó que dança e não balança seu saiote não esta envergonhando Ṣàngó, mas está envergonhando a si mesmo.

 

Significado: uma pessoa que não usa o seu próprio potencial não envergonha outro que a si mesmo.

 

Káwó Kábíẹ̀sílẹ̀ Ṣàngó

Referências

  • 1- SANTOS SILVA, 2012, p. 4

Veja também

A iniciação da mulher em Ifá e o posto de Iyánifá

O envolvimento da mulher na adivinhação de Ifá está explícito no “corpus...

Saiba mais

Fora da Tradição não há Iniciação

Meus amigos,   Ando com o meu pavio cada vez mais curto. Quanto mais bestei...

Saiba mais
Mais artigos publicados em cultura yorùbá / Ifá
Estamos na:
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Saiba como chegar pelo transporte público:
Estação Santana Estação Jardim São Paulo Estação Tucuruvi