Templo Caboclo Pantera Negra

Afastamento da Umbanda de suas raízes africanas!

Já escrevi, por diversas vezes, que o afastamento da Umbanda de suas raízes africanas tem obrigado ao errôneo uso de verbetes estranhos à cultura afro-brasileira. Um desses erros é o uso da palavra “Avatar”, termo típico da religião hindu, especialmente da linha Vaishnava dessa religião asiática.

 

Avatar, na tradição hindu, significa “descida de uma divindade à Terra”. Comumente é entendido como “encarnação de uma divindade”, que pode ser em um corpo humano ou em um animal. O conceito de avatar foi desenvolvido pelos devotos do deus hindu Vishnu (linha Vaishnava que citei acima), que creem que ele tomou a forma humana para auxiliar a humanidade. Para os Vaishnava, Vishnu teve dez encarnações, das quais posso destacar Krishna. Há outros exemplos do uso de avatar por outras divindades hindus.

 

Os hindus estabelecem diferenças entre os “avatares plenos”, os quais trazem, em sua encarnação, os poderes totais da divindade e os “avatares parciais” que não trazem os poderes totais da divindade, chamado de “anshavatar”.
Assim, não é possível que alguém queira dar a si ou a outrem a alcunha de “avatar”, especialmente na Umbanda, religião afro-descendente que não possui nenhuma ligação com o hinduísmo.

 

Preciso destacar, ainda, que é muita pretensão dar a si mesmo o “status” de avatar ou enviado! Para mim, é maucaratismo!

Veja também

O Universo conspira a nosso favor?

“O Universo conspira a nosso favor”, porém se ficarmos parados, esperando q...

Saiba mais

A Angeologia judaico-cristã e a Umbanda

Não se pode esquecer que a Umbanda se desenvolveu, assim como a população bra...

Saiba mais
Mais artigos publicados em Umbanda Omolokô
Estamos na:
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Saiba como chegar pelo transporte público:
Estação Santana Estação Jardim São Paulo Estação Tucuruvi