O Templo Espiritual Pantera Negra (Ilé Mímọ́ Àmọ̀tẹ́kùn Dúdú) é um Terreiro de Umbanda, tradição Omolokô. Sua sede fica na Zona Norte de São Paulo, onde acontecem semanalmente, aos sábados, as giras de Umbanda, as quais são abertas ao público, às 20:00h. O intuito do templo é orientar da melhor forma possível todos que nos procuram, dando-lhes a devida assistência espiritual. Fazemos isso obedecendo às tradições religiosas que serviram de base à formação doutrinária do Templo (Umbanda Omolokô, Candomblé Ketú, Ifá e outras tradições afro-brasileiras).
Uma preocupação constante de nossa casa é o estudo sério e profundo da Umbanda e do Culto Tradicional aos Orixás (Àwọn Òrìṣà). Por isso investimos na correta instrução dos nossos médiuns, assim como dos nossos visitantes, por meio de palestras públicas ministradas aos sábados, sempre antes de começarem nossos trabalhos espirituais.
Nestas aulas, analisamos a mitologia afro-brasileira por meio dos Ìtàn (contos, lendas), que são a base de todas as formas de culto, e temas afins. Fazemos isso por acreditarmos que apenas médiuns bem instruídos serão capazes de esclarecer corretamente os visitantes que buscam ajuda.
Para nós Ogum (Ògún) não é São Jorge ou Santo Antônio, Iansã (Ọya) não é Santa Bárbara, Xangô (Ṣàngó) não é São Jerônimo. Em nossa ótica os Santos Católicos não são Orixás e vice-versa.
Da mesma forma, não entendemos as Entidades Espirituais que trabalham na Umbanda e em algumas Casas de Candomblé como catiços (escravos) de Orixás. Isso é um verdadeiro absurdo! Preto-Velho, Caboclo, Exu, Pomba Gira (Bombogira), Erê, Marinheiro, Baiano etc. são Seres Espirituais que independem dos Orixás. Não lhes são subordinados, mas, ao contrário, são seus auxiliares, de livre e espontânea vontade. Eles auxiliam os Orixás no desenvolvimento espiritual dos médiuns e são transmissores de suas palavras às pessoas e àqueles que procuram o alento e o conforto de um Terreiro, Ilé, Roça, Abaça, Templo etc.
Esperamos que possamos colaborar com todos!
O dirigente do Templo Espiritual Pantera Negra, awo Oníwindé Ifágbèmí Ifáṣọlá Ifárinú cujo nome civil é Mário A. Silva Filho, é um pesquisador, possuindo Mestrado...
Saiba maisO Caboclo Pantera Negra se tornou o Guia Chefe do Templo Espiritual que leva o seu nome antes mesmo dele (o Templo) existir de fato....
Saiba maisÉ um compêndio de conhecimentos sociais, econômicos, políticos e religiosos de um povo, dentre os vários que existiram e existem na Nigéria e países vizinhos, mesmo antes da existência geopolítica do país Nigéria. Os yorùbá creem em Olódùmarè como Deus único, em Ọ̀rúnmìlà e outros Òrìṣà como transmissores da Sua palavra, com o objetivo de proporcionar, por meio do autoconhecimento, a melhora do comportamento e das atitudes humanas, apurando as regras de boa convivência.
Saiba maisQuero destacar, inicialmente, que a Kimbanda (ou a palavra em português Quimbanda) não tem nada a ver com os demônios da Goécia, “Magia Negra”, ou qualquer coisa nesse sentido, nem mesmo o trabalho exclusivo com Exus e/ou Pombagiras. Esse entendimento também é errôneo!
Saiba maisPodemos afirmar, então, que o nome Omolokô define um culto originário do Rio de Janeiro com práticas rituais e de culto aos Orixás, Bacuros/Inkices ou Voduns e que possui, também, culto aos Caboclos, Pretos-velhos, Exus e demais Entidades Espirituais da Umbanda em geral e outras entidades encontradas no Catimbó-Jurema, Toré, Babaçuê, Tambor de Mina etc.
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