Por Mário Filho
Ifá nos ensina que a honestidade é a uma das maiores riquezas que existem, conforme podemos extrair de um dos ẹsẹ do Odù Ògbè-Ìrẹ̀tẹ̀:
Ènìyàn lósán pọ̀ ó jù’gbé
Ẹni Ire é wọn, ó ju ojú lọ o
Ka tóó rẹ́ni rere, ọ̀nà á jìn
Dífá fún Ọ̀rúnmìlà
Ifá n lọ rèé sọ́kọ́ Ayé
Ó n lọ rèé bá Olódùmarè pín áyé lógboogba
Wọn ní kó sákáalè, ẹbọ ní síse
Ó gbé’bọ, Ó rúbọ
Tradução:
Pessoas inúteis são tão numerosas como as folhas do bosque
Pessoas confiáveis são tão escassas como os olhos. [do rosto]
Encontrar uma pessoa boa é algo difícil.
Essa foi a divinação feita a Ọ̀rúnmìlà.
Quando ia se tornar o esposo de Ayé [Terra]
Quando ia dividir o comando da Terra em partes iguais com Olódùmarè.
Foi-lhe aconselhado a oferecer sacrifício.
Ele realizou o sacrifício.
Significado:
Ọ̀rúnmìlà planejava ser o senhor do mundo, desposando Ayé, a Terra. Ele queria deixar a força que a Terra representa livre do mal, porém ele não tinha como livrá-la do mal por não possuir poderes sobre as pessoas malévolas. Ele reuniu, então, pessoas confiáveis, as poucas que encontrou, para entabular um plano que seria benéfico a todos.
As pessoas sobre a qual Ọ̀rúnmìlà não conseguia se impor, alimentavam grande ambição neles, imprimindo às pessoas vários males: angústia, dor e agonia, objetivando manter essas pessoas sob o jugo deles. Ọ̀rúnmìlà começou a trabalhar, auxiliado pelas pessoas confiáveis, contra o mal, dando solução aos problemas das pessoas: ao faminto, deu o que comer; ao que não tinha filhos, deu grande prole; ao doente, deu-lhe a cura; sucessivamente continuou resolvendo problemas, assim a Terra foi sendo pacificada e as pessoas ficaram felizes e agradecidas a Ọ̀rúnmìlà.
Isto impressionou a Olódùmarè, dessa forma ele dividiu o mundo em duas partes e deu uma delas a Ọ̀rúnmìlà. Assim, Olódùmarè continuou a ser o Criador, porém Ọ̀rúnmìlà passou o ser aquele que organiza as coisas que existem na Terra.
Esse Ìtàn nos lembra que as pessoas confiáveis são os Bàbáláwo honestos e verdadeiros, que utilizam do conhecimento e sabedoria que Ọ̀rúnmìlà lhes transmite para trazer paz, harmonia e felicidade ao mundo. Lembra, também, que as pessoas que só pensam em coisas ruins, são inúteis, devendo ser evitadas e afastadas de nosso convívio.
Este é um claro recado aos criticadores, que só caluniam, acusam e atacam aos “Custódios da Tradição” de Ifá, os Bàbáláwo, mas, apesar dessas críticas, calúnias e ataques, permanecem trabalhando, obtendo triunfos e conquistas cada vez maiores.
Ọ̀rúnmìlà a gbè awa o, laílaí!
Por Mario Filho O envolvimento da mulher na adivinhação de Ifá está e...
Saiba maisPor Mario Filho Meus amigos, Ando com o meu pavio cada vez mais cu...
Saiba mais