Templo Caboclo Pantera Negra

Como se dá a iniciação a Òrìṣà (Orixá) na Religião Tradicional Yorùbá (RTY)

Por Mario Filho

 

É comum no terceiro dia de nascimento a família do recém-nascido levá-lo a uma consulta com um Sacerdote de Ifá (Babaláwo) ou um(a) Sacerdote(isa) de Òrìṣà (Babalórìṣà / Ìyálórìṣà). Nessa consulta, chamada de Àkọsẹ̀j̣ayé o Sacerdote falará sobre o destino da criança, suas proibições alimentares e de vestimentas, as profissões que lhe trarão mais sucesso etc.

 

Apurará, também, os Òrìṣà para os quais o recém-nascido deverá ser iniciado (isso dependerá da família e do local onde será feito o Àkọsẹ̀j̣ayé, pois cada família, cidade, comunidade tem sua própria dinâmica) ou se deverá ser iniciada em Ifá, Egúngún, Orò etc.

 

Assim, nessa primeira consulta, o Sacerdote fará as previsões para a criança e lhe dará um nome, que será anunciado publicamente no 7º dia, se for homem, no 8º dia, se forem gêmeos, ou no 9º dia, se for mulher. Essa cerimônia se chama Ìsọmọlórúkọ́ (cerimônia de dar o nome) e nela está incluso o ritual do Ẹsẹ̀ntáyé (colocar os pés no mundo). O nome que ela receberá será com base na consulta que o Sacerdote de Ifá ou de Òrìṣà fez, buscando a adequação de seu destino ao nome.

 

O recém-nascido, quando se tornar adulto, poderá, se quiser, fazer as iniciações recomendadas pelo Sacerdote no Àkọsẹ̀j̣ayé, mas isso não lhe será exigido por ninguém, a não ser que haja uma questão da comunidade em que ele está inserida, na qual a iniciação a Ifá, Òrìṣà ou a qualquer outro Irúnmọlẹ̀ faça parte da tradição daquela comunidade.

 

 

Entre os praticantes da RTY não há consagrações de 1, 3, 7, 14 e 21 anos.

 

Nas famílias em que as pessoas se iniciam para mais de um Òrìṣà, não há uma “disputa pelo Orì”, mesmo porque o Orì não “tem dono”, se não o próprio Olódùmarè.

 

Afirmar se é filho de Òrìṣà tal ou qual, para os seguidores das RTY, vai depender da família ou comunidade em que a pessoa se encontra. Há as famílias que são consideradas descendentes de um determinado Òrìṣà e, nesse caso, ele será o Òrìṣà tutelar da pessoa. Em outros casos isso se dará pelo Àkọsẹ̀j̣ayé e em outras em razão da inciação em Ifá (Ìtẹ̀fá), quando se saca o Odù da iniciação em Ifá, em que será apontado o que a pessoa deverá ou não fazer.

Espero ter ajudado!

Ire gbogbo o!

 

 

Veja também

Nenhuma herança é tão rica quanto a Honestidade

Por Mário Filho   Ifá nos ensina que a honestidade é a uma das maiores r...

Saiba mais

A iniciação da mulher em Ifá e o posto de Iyánifá

Por Mario Filho   O envolvimento da mulher na adivinhação de Ifá está e...

Saiba mais
Mais artigos publicados em cultura yorùbá / Ifá
Estamos na:
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Av. Zumkeller, 973. Alto do Mandaqui - São Paulo, SP
Saiba como chegar pelo transporte público:
Estação Santana Estação Jardim São Paulo Estação Tucuruvi